Notícias

Publicado: 25/05/2016

Conheça a Coepad, uma cooperativa muito especial

Uma das grandes preocupações dos pais que têm filhos com deficiências intelectuais está relacionada com o futuro. Eles conseguirão trabalhar, ter uma ocupação quando adultos? Esta apreensão se justifica, pois enquantosão crianças, até por força da lei, pessoas com necessidades especiais frequentam escolas regulares e, muitas vezes, também a Apae ou outra instituição que atende este público específico. Mas e no futuro? Quantos conseguirão uma vaga no mercado de trabalho?

Foi pensando em suprir esta lacuna e oferecer oportunidades que um grupo de pais e amigos reuniu-se, lá em 1998, e criou uma oficina para fabricação de papel artesanal, reciclando papel doado pela comunidade. Os jovenspassaram a ter uma ocupação, e aprenderam a  utilizar o papel artesanal para confeccionar produtos como blocos, caixas, cartões e envelopes.

A ideia deu certo e cresceu. Já no ano seguinte  eles transformaram a oficina em uma cooperativa , a Coepad  (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência). Graças ao apoio financeiro de entidadesparceiras e à colaboração da comunidade, hoje a Coepad é um exemplo para o Brasil. Oferece oportunidade de capacitação e trabalho a cerca de 40 pessoas com necessidades especiais e suas famílias, e já conquistou sua sustentabilidade como organização. O maisimportante, entretanto, é saber que estes jovens e adultos estão exercitando sua cidadania, se sentem incluídos na sociedade e resgataram sua autoestima.

Neste sábado, dia 21, das 9 às 17h, as portas da Coepad estarão abertas à comunidade, para que todos possam conhecer o belo trabalho realizado na casa, através das suas cinco oficinas: papel artesanal, cartonagem,acabamento gráfico, serigrafia e corte e costura. Será uma ótima oportunidade para conversar com os cooperados, voluntários e  colaboradores e também para conferir  os produtos que eles fabricam e o brechó beneficente, uma maneira de contribuir com o projeto.A Coepad fica na Rua 14 de Julho, 107, Bairro Estreito, próximo à saída da ponte Colombo Salles. Um belo programa solidário para o sábado.


Fonte: Diário Catarinense

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.