Notícias

Publicado: 07/08/2015

Senadores exaltam o cooperativismo brasileiro

Já é sabido que o cooperativismo tem um papel importante na economia e desenvolvimento do país. Senadores, em plenária comemorativa ao Dia Internacional do Cooperativismo, exaltaram o quão o sistema tem contribuído para o Brasil, seja no campo ou na cidade.


A senadora Ana Amélia (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, enobrece a atuação das cooperativas no Brasil. “Graças à atuação das cooperativas e seus valores de ajuda mútua, solidariedade, interesses comuns e propósitos democráticos, tem sido enorme a contribuição social e econômica do cooperativismo”, falou a senadora. 


Outros senadores, como Blairo Maggi (PR-MT), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) e os deputados Valdir Colatto (PMDB-SC), Evair de Melo (PV-ES), Celso Maldaner (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) lembraram a contribuição das organizações para o avanço da agropecuária e para a geração de emprego e renda no país. Atualmente as cooperativas brasileiras empregam 337 mil pessoas. 


As cooperativas de crédito foram lembradas pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que ressaltou o trabalho de incentivo aos pequenos e médios agricultores e empresários brasileiros. “Muitos municípios não têm nenhuma agência bancária, mas têm uma cooperativa de crédito, que faz com que o dinheiro chegue mais barato e chegue mais rápido a quem precisa”, frisou Moka.


Os senadores Wellington Fagundes (PR-MT) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) lembraram que as cooperativas de crédito estão mais próximas da população rural do que os bancos tradicionais e, por isso, podem melhor avaliar e apoiar pequenos projetos, levando o desenvolvimento aos municípios e a inclusão de agricultores familiares no mercado.


Políticas públicas


Para o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) as cooperativas exercem um papel relevante na promoção do emprego e da produção e ajudam nas exportações e na recuperação da economia. 


“Por serem empreendimentos voltados para o crescimento econômico e social, as cooperativas podem e devem ganhar mais destaque no desenvolvimento do Brasil” afirmou o deputado.


Fonte: Redação EasyCoop / Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.