Notícias

Publicado: 05/08/2015

Senadora Ana Amélia elogia cooperativismo e relata dificuldades dos caminhoneiros

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que a receita para o país superar a crise é a mesma aplicada pelas cooperativas para superar graves dificuldades enfrentadas nos anos 90: transparência, responsabilidade fiscal e boa gestão.

Ana Amélia disse que graças a esse tripé as cooperativas se reinventaram e se modernizaram, e hoje têm uma força notável no sistema produtivo do país. Prova disso, frisou a senadora, é que em algumas regiões chegam a ser a principal fonte de receita do município. Ana Amélia fez esses comentários em razão da homenagem feita nesta terça-feira (3) pelo Congresso Nacional ao cooperativismo.

— Quando a gente olha o país, não deixa de ser diferente: estamos vivendo uma crise aguda e devemos aplicar a mesma reinvenção dos governos —  sejam municipais, estaduais ou federal —, uma reinvenção com transparência, responsabilidade fiscal e sobretudo com boa governança, que se pode chamar de boa gestão. Esse é o único caminho para que a gente supere a crise que estamos vivendo hoje — afirmou a senadora.

Ana Amélia disse ainda que caminhoneiros do Rio Grande do Sul reclamam que a portaria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a renegociação dos empréstimos da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) destinados à compra de caminhões não está sendo respeitada pelos bancos privados.

Segundo a senadora, devido a crise, houve queda no frete e na receita, por isso, muitos caminhoneiros não estão conseguindo pagar as parcelas do empréstimo. O transporte no estado está reduzido em 30% e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros de Pelotas (RS) calcula que metade dos 400 associados está com dificuldades de pagar as prestações do Finame, disse Ana Amélia.

— A queda drástica do comércio, inclusive nas fronteiras do país, tem resultado em menor número de cargas para o transporte e, por isso, muitos caminhões estão com a atividade reduzida. Diversos caminhoneiros têm reclamado das limitações para o acesso ao crédito dos bancos mesmo após recorrer às instituições credenciadas, com toda a documentação em mãos e os critérios atualizados e regulamentados previstos na lei dos caminhoneiros — disse a senadora.


Fonte: CenárioMT com Agência Senado

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.