Publicado: 03/07/2015

4 de julho: Dia Internacional do Cooperativismo

No próximo sábado, 4 de julho, será comemora o dia internacional do cooperativismo. Data instituída pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

O tema deste ano é: Escolha cooperativismo. Escolha equidade.

Com este tema a ACI quer mostrar que o cooperativismo é a forma econômica para ter uma equidade na distribuição de renda na humanidade.

O cooperativismo mostra essa força quando dá oportunidade para pessoas, que antes estavam excluídas da sociedade, a terem suas rendas e poder sustentar suas famílias.
Dados recentes da ACI, mostram que 250 milhões de pessoas no mundo trabalham diretamente com cooperativas, sem mencionar os trabalhadores indiretos.

O presidente do Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo (SINCOTRASP), Daniel Wendell, comenta da importância desta data para o cooperativismo brasileiro. “É um momento de reflexão e de uma nova partida para o desenvolvimento do cooperativismo. O setor ajuda muita gente pelo planeta e devemos ampliar esse movimento por todo o país”, falou o presidente.

Pontos positivos do cooperativismo

O cooperativismo traz com ele o trabalho em prol do ser humano e tem alguns diferenciais de uma empresa que tem como base o capital. São eles: todos são donos; igualdade nas tomadas de decisões; e qualquer pessoa pode participar.

Além dos citados acima, os princípios cooperativistas também ajudam no desenvolvimento do setor, sempre pensando no bem-estar social.

O cooperativismo é o modelo econômico para superar as crises e as diferenças sociais e econômicas.

Fonte: Sincotrasp