Notícias

Publicado: 02/06/2014

Senador Acir Gurgacz pede aprovação rápida de novas regras para o cooperativismo

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu a aprovação rápida da proposta de uma nova lei geral do cooperativismo prevista no PLS 03/2007, do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR). Acir lembrou que o projeto passou nesta semana pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). 

— A dificuldade de consenso é o motivo pelo qual esta matéria está tramitando há tanto tempo no Congresso. Outras sugestões foram incorporadas de modo que essa proposta é a que mais se aproxima do consenso entre os 13 ramos do cooperativismo no Brasil — afirmou em discurso no Plenário nesta sexta-feira (30). 

Na opinião do parlamentar, a economia brasileira precisa da força do cooperativismo, e a nova lei deve regulamentar o setor e dar mais confiança ao mercado em relação à segurança do sistema. 

— É a melhor alternativa para os produtores de Rondônia e para os agricultores familiares em todo o pais. Rondônia, por exemplo, só será uma potência agrícola com um cooperativismo forte — opinou. 

Acir Gurgacz disse que o cooperativismo cresceu no Brasil nos últimos anos, mas ainda está longe dos indicadores de países mais desenvolvidos. 

Segundo ele, existem hoje no Brasil 7.680 cooperativas, que geram aproximadamente 250 mil empregos diretos e que movimentam 6% do PIB nacional. Juntas, elas reúnem cerca de 10 milhões de associados, o que representa  5% da população brasileira. 

O projeto ainda tem que passar pela Câmara, mas agora o senador acredita numa tramitação mais rápida.


Fonte: CenárioMT com Agência Senado

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.