Publicado: 05/03/2024

Entenda o impacto da inteligência artificial nos negócios das cooperativas

As ferramentas de inteligência artificial generativa estão causando grandes impactos e provocando mudanças agudas no mundo corporativo. Apesar de ainda ter muita evolução pela frente, as soluções com base em IA nos negócios já precisam ser consideradas seriamente pelas cooperativas.

Um levantamento da Bloomberg Intelligence estima que o mercado de inteligência artificial generativa deve alcançar US$ 1,3 trilhão até 2032. Dentro desse cenário, novas soluções ganham vida e a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em diversas áreas dentro das organizações.

A OpenAI foi pioneira desse mercado, com o lançamento do criador de imagens Dall-E e, pouco depois, do ChatGPT, que produz textos. Agora, a companhia anunciou o Sora, que usará a IA para criar vídeos. Nesse ínterim, diversas novas ferramentas de IA surgiram. O Google, por exemplo, lançou o Gemini. O X, antigo Twitter, criou o Grok.

Além disso, uma série de ferramentas usam esses serviços como base para criar novos produtos baseados em IA. Diante disso, a tecnologia se populariza e se democratiza. As oportunidades crescem, os custos caem e, consequentemente, ficam acessíveis para cooperativas de todos os tamanhos.

Neste artigo, portanto, iremos entender melhor como a IA impacta os negócios das cooperativas, suas aplicações em diversas áreas dentro das organizações e histórias de coops que já empregam a tecnologia. Boa leitura!

Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.

Fonte: Negócios Coop