Publicado: 12/11/2015

Prefeitura de São Paulo apoia o cooperativismo e a economia solidária

Na última sexta-feira (9/11) o prefeito Fernando Haddad inaugurou na região central da cidade, no Bairro do Cambuci, o Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária.  O centro tem como objetivo apoiar segmentos sociais que estão em situação de vulnerabilidade e ao mesmo tempo visa desenvolver projetos pautados nos direitos humanos e economia solidária, com o suporte de uma incubadora pública de cooperativas.

“Nós podemos mudar as relações de trabalho, inclusive dentro das empresas tradicionais, se nós ampliarmos o universo de cooperativados. As cooperativas têm muito a nos ensinar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. “Nós aqui do município de São Paulo estamos dispostos a contribuir para criar uma legislação local que permita alavancar novas cooperativas na cidade.”

O centro está na rua Otto Alencar, 270. No local, serão realizados eventos, oficinas, seminários, entre outras atividades para promover a interlocução entre os empreendimentos e a sociedade. Comunidades LGBT, população em situação de rua, mulheres, migrantes, imigrantes, jovens e idosos poderão ir até lá e ter orientações e dessa forma o centro promoverá a inclusão social.

O secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Paul Singer, esteve presente na cerimônia de inauguração. “Essa é uma iniciativa importante pela reunião da economia solidária com os direitos humanos. Isso é extremamente interessante. Não são a mesma coisa, mas se complementam. E por outro lado São Paulo, em si, é muito importante. É a maior metrópole do país e o que conseguimos fazer aqui basicamente serve de inspiração todo o resto do Brasil”, falou Singer.

Semana do Trabalho, Emprego e Renda

Entre os dias 9 e 13 de novembro, ocorre no Vale do Anhangabaú, a 2ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda.

O atendimento na feira é das 8 às 18 e reúne, atendimento ao público, iniciativas de economia solidária e ofertas de vagas de emprego em diversas empresas.

A feira anterior só tinha o serviço das empresas com vagas e de solicitação de documentos e neste a economia solidária e cooperativismo ganharam o seu espaço, demonstrando que a prefeitura está preocupada com esses empreendimentos.

O secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo sobre a diversidade do mundo do trabalho. “O emprego é parte deste enorme mundo do trabalho que está na centralidade. Quando nós falamos mundo do trabalho, nos referimos ao emprego formal, mas também estamos falando do trabalho da economia solidária, da produção, comercialização e consumo de produtos da economia solidária e da agricultura familiar”.

São ações como essas que fazem com o cooperativismo possa crescer e se desenvolver e o melhor, realizar a inclusão social de um grande número de pessoas na cidade.

Fonte: Redação EasyCoop