Publicado: 07/10/2015

VITÓRIA: Cooperativismo paulista dá passo importante para pôr fim à obrigatoriedade de filiação

O plenário Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, estava tomado por cooperados que queriam a liberdade das cooperativas - o primeiro passo para as cooperativas não serem mais obrigadas a se filiar à Ocesp.

O primeiro item da pauta da reunião envolveu justamente os projetos de lei 1271 e 1277/14. Os deputados foram dando os seus votos e, ao final, o placar estava empatado em 4 a 4. Então, o presidente da Comissão, Teonilio Barba (PT), deu o seu voto de desempate, que foi registrado a favor da liberdade e o fim da ditadura. “O meu voto de minerva, que decide essa votação, é favorável aos PL 1271 e 1277/14”, determinou o deputado Barba.
Após o voto, uma explosão de alegria dos cooperados presentes tomou conta de todo o plenário. A presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (FETRABRAS), Sandra Campos, falou com grande alegria sobre a vitória do cooperativismo paulista: “Nós estamos muito felizes e, apesar de todo o poder econômico, de todo o lobby, a democracia venceu.”

Daniel Wendell, presidente Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo (SINCOTRASP), comemora esta primeira vitória do cooperativismo paulista dizendo: “Vencemos esta grande luta. Parecíamos mais fracos, mas, além de termos a grande maioria dos cooperativistas do nosso lado, temos ainda conosco um soldado forte e valente, que é Deus. Isso é fruto da nossa união, sinceridade e fé no que fazemos pelo cooperativismo paulista”.

A deputada estadual Márcia Lia (PT), defensora da liberdade de associação, enfatizou o respeito à Constituição brasileira. “Graças a Deus, a Casa votou favoravelmente ao que é, na minha leitura, proibitivo pela constituição. Ninguém é obrigado a se associar, porque a Constituição, no artigo 5º, estabelece a livre associação a qualquer cidadão que queira se filiar em alguma organização”, explicou Márcia.

Já o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB) destacou que a vitória é importante, mas que a luta não terminou, pois, a matéria será encaminhada para o plenário da Casa. “Foi uma vitória importante para o cooperativismo. Eu acho que ainda não é suficiente. A luta não terminou”, disse Gilmaci. Para ele, “o movimento tem muito que lutar. Mas acho que hoje, nessa comissão, foi dado um grande passo. Que possa prosperar e atingir o seu objetivo”.

O grande mote para a aprovação dos respectivos projetos de lei foi a democracia, que foi conquistada pela luta de muita gente no período da ditadura militar, inclusive dando a própria vida por esse ideal.

Lurdinha Rodrigues, da COOBRATE, falou justamente sobre este ponto após o término da votação. “É muito importante, pois estamos em uma disputa democrática, não é de poder. Aqui nós não somos a favor ou contra a Ocesp, somos a favor da democracia”, enfatizou Lurdinha. Ela previu a luta, para a aprovação, que haverá no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo: “Agora vamos para o plenário. Será uma grande luta, ainda maior, e será um grande teste para saber se todos os nossos deputados estarão endossando o que aconteceu hoje, nesta comissão”.

Ainda falando sobre a democracia, o presidente da comissão e deputado estadual, Teonilio Barba, disse que a votação de hoje “significa um avanço da democracia” e “consolida cada vez mais a democracia” em nosso país.

Agora, a matéria segue para a Comissão de Atividades Econômicas para apreciação dos deputados membros desta comissão.

Confira as fotos aqui.

Fonte: Portal EasyCOOP