Publicado: 30/06/2014

Cooperativistas paulistas discutem ações para o cooperativismo

Organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (FETRABRAS) e o Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo (SINCOTRASP), o encontro de líderes de cooperativas de trabalho de São Paulo, realizado no Hotel Intercity Ibirapuera, teve como objetivo discutir e definir ações em prol do cooperativismo paulista.

A reunião teve a participação do deputado federal João Dado e César Hayashi, que trabalhou na Secretaria de Relações do Trabalho no Ministério do Trabalho.

O encontro contou com 25 pessoas presentes e todos puderam manifestar suas considerações sobre o atual momento do cooperativismo de trabalho.

Um dos convidados da reunião, Antônio Sousa Oliveira, diretor da Cooperhotel, falou que as cooperativas não são tratadas adequadamente conforme diz na constituição. “A cooperativa é uma empresa que gera oportunidade de trabalho. É uma empresa cidadã e as cooperativas não são tratadas de forma adequada pelos governos”, disse Antônio.

O presidente da Cooperbrindes, Michel comentou sobre a realização da reunião e dos esforços feitos pelo presidente do SINCOTRASP, Daniel Wendell, e da presidente da FETRABRAS, Sandra Campos: “Assim, como eu conheço as iniciativas da Sandra e do Daniel, creio que aqui tenhamos mais uma oportunidade para o crescimento do cooperativismo ”, chamou a atenção.

O que faz com que aconteçam mudanças, seja na economia ou na política, são as pessoas. Foi isso que disse o deputado federal João Dado, ao mostrar aos cooperativistas o que eles devem fazer para obter conquistas e tudo o que desejam para melhorar o cooperativismo de trabalho: “Vocês são a solução. Seres humanos de carne e osso, sangue nas veias e que tem ideais”, disse o deputado. Ele continua: “Cada um de vocês são líderes em suas comunidades e em suas cooperativas. Trabalhem, entrem em ação, vocês juntos poderão realizar algo grandioso em prol do cooperativismo”, frisou o deputado.

César Haysahi aproveitou para explicar sobre como funciona a fiscalização da receita federal no qual é respeitado o que está escrito na lei. “O auditor fiscal ele não vai cobrar nem mais e nem menos a PIS/Cofins, mas seguir o que está na lei, pois isso pode lhe custar o emprego”, afirmou Hayashi. Ele ainda fala sobre a força que todos os presentes têm em poder ajudar o cooperativismo: “Vocês são as pessoas que poderão construir uma nova história para o cooperativismo brasileiro. ”

Este evento foi realizado com o objetivo de criar ações que visam o desenvolvimento do cooperativismo de trabalho e o correto tratamento tributário das mesmas. Nessa questão o presidente do SINCOTRASP, Daniel Wendell discorreu acerca dessa reunião que dará início a um grande desenvolvimento do cooperativismo paulista: “Quisemos reunir líderes de cooperativas para traçarmos ações que nos deem força para continuarmos a nossa luta em prol do cooperativismo e ainda contamos com o apoio do deputado federal João Dado nessa empreitada. Agora é colocar a mão na massa e não perdemos o foco”, destacou Daniel.

Sandra Campos, presidente da FETRABRAS comentou sobre a importância de todos se envolverem nessa questão, pois ela acredita na união de todos para fortalecer o setor cooperativista. “Nós, unidos, poderemos fazer muito para conquistarmos o que queremos para o cooperativismo. Só depende de cada um de nós termos esse firme comprometimento em realizar algo em prol do setor. Juntos somos mais fortes”, finalizou Sandra.

A reunião gerou uma pauta de atividades que serão desenvolvidas em conjunto pelos presentes e serem reapresentadas num próximo encontro que será definido pelas entidades organizadoras.  A proposta é que os principais problemas atuais do cooperativismo de trabalho sejam tratados de forma pontual e sistemática.

Fonte: Portal EasyCoop